Aula Alexander

Por que aprender a Técnica Alexander

Existem muitas razões para aprender a Técnica Alexander. Por exemplo, músicos, atores e outros artistas performáticos fazem aulas para obter maior liberdade e proficiência e superar a ansiedade da palco. Outros buscam a Técnica para melhorar problemas físicos, como problemas neuromusculares, dores nas costas, dificuldades respiratórias, problemas nas articulações e tensão muscular indesejada. E um número crescente de pessoas está tendo aulas simplesmente porque a Técnica Alexander faz com que elas se sintam melhor consigo mesmas.

No entanto, a razão que mais atrai as pessoas para aprenderem a Técnica Alexander é a de alcançar um maior controle consciente de seus padrões habituais de pensamento e movimento.

A maioria de nós possuimos padrões habituais de tensão, aprendidos consciente e/ou inconscientemente. Esses padrões podem ser desaprendidos, gerando a possibilidade de novas escolhas de postura, movimento e reação. Durante as sessões, o aluno desenvolve a consciência sobre os hábitos que interferem em sua coordenação natural. Também aprende a desfazer esses padrões e desenvolver a capacidade de redirecionar conscientemente todo o ser-psicofísico / self para um estado ideal de Ser e Funcionar. Através da experiência direta, o aluno aprende a realizar suas atividades diárias com mais facilidade e menos esforço. - AmSAT

Embora a Técnica Alexander seja um método educacional, seus efeitos podem ser terapêuticos. Muitas pessoas que aprenderam a Técnica Alexander experimentaram melhorias em seu bem-estar geral aliviando desconfortos e dores nas costas, pescoço, joelhos assim como a melhora e prevenção de distúrbios vocais e respiratórios. Existem muitos estudos publicados sobre os benefícios da Técnica Alexander comprovando sua eficácia.

Estudos

postura.jpeg

Vida e cotidiano

Passamos uma grande parte do dia ocupados com nossas responsabilidades, porém com que frequência estamos cientes da maneira como pensamos e agimos?

A Técnica Alexander nos ensina a utilizar a mente/corpo de forma eficaz possibilitando a clareza do pensamento e a leveza no movimento. A boa postura é fundamental para a prevenção de lesões e o melhor funcionamento do corpo. Porém, repetimos o mesmo movimento inúmeras vezes em nossa vida reforçando o acúmulo de tensão em certas areas do corpo. Conforme a vida moderna fica mais agitada as pessoas facilmente se esquecem como usam seus corpos, mesmo em atividades simples como sentar e andar.

Ao aprender a Técnica Alexander você consegue:

 

  • Aperfeiçoar a postura e a respiração;

  • Sintir mais confiante;

  • Melhorar a concentração e a consciência corporal;

  • Entender suas emoções.                     

Alexander Technique and every day life

 Photo by Jacek Dylag on Unsplash