Pesquisas publicadas

Hatha Yoga
Medicina do Movimento | Pedro Souza

Hatha Yoga
Medicina do Movimento | Pedro Souza

Como a Técnica Alexander é ensinada
A Técnica Alexander é normalmente ensinada através de uma série de aulas personal com duração de quarenta e cinco minutos a uma hora. Cada sessão sempre corresponde em como a pessoa se encontra no momento presente, considerando seu vigor, estado emocional, nível de desconforto físico e qualquer outra condição que possa estar presente.
No decorrer das aulas, você aprenderá conceitos e práticas que lhe darão conhecimento do funcionamento de sua anatomia e sistema nervoso. A pessoa também aprende a restaurar seu equilíbrio e postura, e consequentemente se sentir confortável em seu corpo.
Você não pode fazer algo novo se continuar fazendo o que sabe.
- F.M. Alexander
As aulas (sessões) Alexander são dinâmicas e envolvem atividades como andar, sentar, ficar em pé, agachar, tocar um instrumento, cantar, conversar ou realizar qualquer outro movimento que o aluno queira explorar. Tudo isso acontece sob a orientação do professor, que ensina através de instruções verbais e toques leves para reeducar a consciência cinestésica do aluno.
O objetivo é identificar como a pessoa se organiza diante de um estímulo de fazer algo.
À medida que o aluno progride em seu estudo, ele(a) descobrirá que o que está aprendendo se aplica a todas as áreas de sua vida. A Técnica Alexander se integra facilmente às atividades da vida de forma contínua. O praticante não apenas aprende a reconhecer padrões habituais, que possam estar interferindo na forma como ele(a) se organiza no espaço e na gravidade, mas também aprende a mudá-los.
Essas experiências vêm quando os três pilares da Técnica Alexander são aplicados:
Observação: identificar padrões habituais de movimentos e pensamentos;
Inibição: (momento de pausa) interromper qualquer resposta automática a estímulos internos e/ou externos;
Direção: instruções conscientes para pensamento e movimento mais eficientes.




Quantas aulas são recomendadas
O número de aulas/ sessões variam de acordo com a necessidade individual de cada pessoa. Como foi dito acima, cada sessão da Técnica Alexander sempre corresponde em como a pessoa se encontra no momento presente, considerando seu vigor, estado emocional, nível de desconforto físico e qualquer outra condição que possa estar presente. É muito equivoco prescrever quantidades de aulas sem conhecer a pessoa antes. No entanto, para obter uma experiência básica da Técnica Alexander, recomendamos o mínimo de seis aulas. Mas isso não é uma regra e pode mudar de pessoa para pessoa de acordo com as necessidades de cada um.