top of page
head.jpeg

Estudos e Pesquisas

A Técnica Alexander é um método educacional que busca ajudar as pessoas a  identificar e reeducar padrões comportamentais, de movimentos, respiração, pensamentos, e reatividade. Este trabalho vai de encontro com o Ser, ajudando no processo evolutivo do desenvolvimento psicofisiológico de cada praticante.
 

Para consultar o banco de dados de pesquisas e resumos sobre a Técnica Alexander, consulte STAT research directory.
 

Alexander Technique Science - é uma plataforma acadêmica com entradas em material de pesquisa diretamente relacionado com a Técnica Alexander.

Alexander Studies Online (ASO) - é outra plataforma com base acadêmica e informações sobre o uso da Técnica Alexander.

 

Você pode encontrar mais sobre estudos da T.A em:

Associação Brasileira da Técnica Alexander - ABTA

Sociedade Americana para a Técnica Alexander - AmSTAT

A sociedade de professores da Técnica Alexander - STAT

Você pode pesquisar por “Alexander Technique” em pubmed.gov, sciencedirect.com e jstor.org para mais estudos publicados.

+ Matéria sobre a Técnica Alexander na Harvard Health.

Técnica Alexander e saúde:

Reduções na co-contração após reeducação neuromuscular em pessoas com osteoartrite de joelho

Preece, Stephen J.; Jones, Richard K.; Brown, Christopher A.; Cacciatore, Timothy W.; e Jones, Anthony K. P. BMC Musculoskeletal Disorders. Publicado Agosto 27, 2016

Seguindo as instruções da T.A, houve uma redução significativa na dor e rigidez do joelho e uma melhora na função que parecia ser mantida 15 meses após o início do estudo. Este estudo demonstra a eficácia potencial de intervenções, como a T.A, que podem modificar com sucesso os padrões de ativação muscular em pacientes com OA de joelho.

As aulas da T.A melhoram os fatores de dor e desempenho em alunos do ensino superior de música

Janet Davies Sydney Conservatorium, University of Sydney, Macquarie St, Sydney, NSW, 2000, Austrália

 

Aulas de T.A com um propósito específico podem contribuir para o gerenciamento da dor de RP e dos fatores de risco pertinentes em estudantes de música, portanto, é necessária uma investigação mais aprofundada do papel potencial das aulas de T.A em programas de prevenção da dor. Relatórios de benefícios em uma gama de habilidades relacionadas ao desempenho reforçam a relevância para a prática e a apresentação musicais.

Relaxe: instruções posturais específicas afetam a rigidez axial e a iniciação de passos em pacientes com doença de Parkinson

Cohen, Rajal et al (2015). Neural Rehabilitation & Neural Repair, Journal of the American Society of Neurorehabilitation

 

As instruções baseadas na Técnica Alexander dada a pessoas com doença de Parkinson levaram à redução da oscilação postural, redução do tônus ​​postural axial, maior modificabilidade do tônus ​​e um centro de pressão mais suave da trajetória durante o início do passo, possivelmente indicando maior eficiência de movimento.

bottom of page