top of page
Pedro Henrique

Por que aprender a Técnica Alexander - método pioneiro no campo da educação somática

Existem muitas razões para aprender a Técnica Alexander. Por exemplo, músicos, atores e outros artistas performáticos fazem aulas para obter maior liberdade e proficiência e superar a ansiedade da palco. Outros buscam a Técnica para melhorar problemas físicos, como problemas neuromusculares, dores nas costas, dificuldades respiratórias, problemas nas articulações e tensão muscular indesejada. E um número crescente de pessoas está tendo aulas simplesmente porque a Técnica Alexander faz com que elas se sintam melhor consigo mesmas.


No entanto, a razão que mais atrai as pessoas para aprenderem a Técnica Alexander é a de alcançar um maior controle consciente de seus padrões habituais de pensamento e movimento.


A maioria de nós possuimos padrões habituais de tensão, aprendidos consciente e/ou inconscientemente. Esses padrões podem ser desaprendidos, gerando a possibilidade de novas escolhas de postura, movimento e reação. Durante as sessões, o aluno desenvolve a consciência sobre os hábitos que interferem em sua coordenação natural. Também aprende a desfazer esses padrões e desenvolver a capacidade de redirecionar conscientemente todo o ser-psicofísico / self para um estado ideal de Ser e Funcionar. Através da experiência direta, o aluno aprende a realizar suas atividades diárias com mais facilidade e menos esforço. - AmSAT

Embora a Técnica Alexander seja um método de educação somática, seus efeitos podem ser terapêuticos. Muitas pessoas que aprenderam a Técnica Alexander experimentaram melhorias em seu bem-estar geral aliviando desconfortos e dores nas costas, pescoço, joelhos assim como a melhora e prevenção de distúrbios vocais e respiratórios. Existem muitos estudos publicados sobre os benefícios da Técnica Alexander comprovando sua eficácia.

Melhor postura

Vida e cotidiano

Passamos uma grande parte do dia ocupados com nossas responsabilidades, porém com que frequência estamos cientes da maneira como pensamos e agimos?


A Técnica Alexander nos ensina a utilizar a mente/corpo de forma eficaz possibilitando a clareza do pensamento e a leveza no movimento. A boa postura é fundamental para a prevenção de lesões e o melhor funcionamento do corpo. Porém, repetimos o mesmo movimento inúmeras vezes em nossa vida reforçando o acúmulo de tensão em certas areas do corpo. Conforme a vida moderna fica mais agitada as pessoas facilmente se esquecem como usam seus corpos, mesmo em atividades simples como sentar e andar.


Ao aprender a Técnica Alexander você consegue:

  • Aperfeiçoar a postura e a respiração;

  • Sintir mais confiante;

  • Melhorar a concentração e a consciência corporal;

  • Entender suas emoções.                     


Teatro - Atuação

Alexander foi um ator que no auge de sua profissão começou a enfrentar um problema vocal. Com sua descoberta ele conseguiu salvar sua carreira e a melhorar sua saúde. Este método tem ajudado muitos artistas a melhorar seu desempenho refinando a maneira como eles se utilizam durante a recitação e/ou apresentação.


Muitos dos principais artistas do mundo, como Hugh Jackman e Sir Ian McKellen, aprenderam a Técnica Alexander para melhorar seu desempenho e prevenir lesões.


A Técnica Alexander pode ajudar com:

  • Melhorar o equilíbrio e a coordenação;

  • Aumente o foco e a consciência;

  • Previna-se de padrões de hábitos prejudiciais;

  • Reduza o medo do palco e a autoconsciência;

  • Amplie o alcance vocal;

  • Aumentar a ressonância vocal.


Dança

Dançarinos de todos os níveis estão vulneráveis ​​a lesões, mesmo quando se expressam lindamente. Se você não está ciente de seus hábitos, mais tarde eles podem se manifestar como lesões nas costas, quadris, joelhos ou pés.


Um dos motivos para a aposentadoria precoce é o resultado de tensões e esforços excessivos durante o ensaio e/ou na apresentação.


Uma coordenação postural fraca pode ser prejudicial à sua carreira.

A Técnica Alexander promove:

  • Consciência de seus hábitos posturais;

  • Aumento da consciência corporal; 

  • Melhora de movimentos deficientes;

  • Aumento da mobilidade;

  • Amplia o desempenho artístico.

Musica - Instrumentista

Para ser um bom músico requer horas de treinamento até chegar ao ponto do instrumento se torna parte de você. Por meio da música, os músicos podem transcender o idioma, a cultura e as emoções. No entanto, é comum entre os músicos sentir desconforto e até mesmo dor após uma apresentação.


Junto com a má coordenação postural, muitos músicos tendem a gerar tensão muscular excessiva ao tocar seus instrumentos. Ao reeducar a maneira como usa o corpo você pode melhorar suas habilidades e obter mais controle sobre si mesmo. A Técnica Alexander tem ajudado muitos músicos a prevenir lesões por meio da consciência corporal e reeducação postural.


Este método nos permite:

  • Ganhar controle da respiração;

  • Previnir a dor ao tocar;

  • Melhorar a qualidade em como se toca;

  • Aumentar a liberdade e a presença de palco;

  • Melhorar a postura.


Canto & Voz

Nós, humanos, carregamos um sistema vocal incrível que nos permite comunicar harmoniosamente. Em nossos primeiros estágios de vida, nossas habilidades de comunicação são limitadas, onde apenas somos capazes de emitir sons estranhos para conseguir o que queremos, e, quando falhamos, apelamos chorando.


Falar e cantar exige prática, e durante o nosso processo de desenvolvimento raramente temos alguém que nos oriente em como usar nosso corpo de forma consciente.


O hábito de tensionar o corpo para falar ou cantar está, na maioria dos casos, associado ao excesso de tensão nos músculos do pescoço interferindo no equilíbrio natural da cabeça. Essa tensão excessiva reforça um hábito vocal comum que é a respiração pela boca (respiração ofegante/ audível) durante o falar e/ou cantar. Este hábito também carrega a tendência em contrair os músculos da garganta, ombros e tórax de maneira demasiada.


Liberando o pescoço e deixando a cabeça equilibrar-se livremente no topo da coluna, você permite que a garganta ganhe espaço para que sua voz seja projetada alta e clara, sem prejudicar suas cordas vocais.


 A Técnica Alexander ajuda a:

  • Melhorar a qualidade da voz;

  • Ganhar confiança ao falar em público;

  • Aprender a controlar a respiração durante fala ou canto;

  • Uso saudável da voz.    


Esporte & Fitness

Conscientização e controle corporal são fundamentais para um bom desempenho em todos os esportes e atividades físicas. No entanto é comum ver atletas de vários níveis sofrerem de dores nas costas, pescoço e articulações.

 

Este método de educação somática trabalha nas profundezas do padrão do movimento, todo atleta ou pessoa que aprende este método pode obter controle consciente sobre sua mente e corpo otimizando seu desempenho e maximizando sua eficiência. Quando refinamos nossa consciência corporal nos melhoramos nossas habilidades motora, estabilidade e a postura em geral.

 

Como professor de Yoga sempre me perguntei por que as pessoas se machucam após uma prática. E minha conclusão é que muitas pessoas pensam apenas no final, em fazer aquela postura elegante ou aquela contorção desafiadora. O Yoga não deve causar nenhum dano, mas sim nos fazer sentir mais leves e saudável. Porém, estamos sempre preocupados em atingir o objetivo final, esquecendo-nos do processo e consequentemente desrespeitando as limitações do corpo.


A Técnica Alexander pode ir em conjunto com qualquer atividade física - Yoga, Corrida, Ciclismo, Golfe, Hipismo, Tênis, Natação, Futebol, Esqui, Surf, Skate, etc.


A inclusão da Técnica Alexander nas práticas esportivas nos ajuda a:

  • Previnir tensões e lesões relacionadas ao esforço repetitivo;

  • Melhorar o equilíbrio e a coordenação;

  • Aumentar a performance e a consciência corporal.

Comments


bottom of page