Iyengar Yoga Studio

Yoga Terapia
Medicina do Movimento

Yoga Terapia

Já está comprovado que com a prática correta de yoga é possível restaurar a saúde, reduzir o estresse, retardar o envelhecimento e manter o corpo forte e ativo. Embora a prática de Yoga nos proporciona todos estes benefícios, o seu principal objetivo é libertar (Moksha) o individuo do movimento continuo de ação e reação (Samsara). Esta liberdade vem através da disciplina do corpo e da mente, levando o praticante a um estado de silêncio profundo e consciência elevada.

Yoga Terapia é uma prática personalizada focada em melhorar a saúde física e mental do aluno-paciente. Utilizando métodos tradicionais do Yoga, as aulas/ sessões incluem Asanas (posturas), Pranayamas (exercícios de respiração), Shatkarma (práticas de limpeza) e Técnicas de Meditação com base nas necessidades e condições de cada aluno-paciente.  

As aulas de Yoga Terapia tem como foco auxiliar no alivio de dores, melhorar a coordenação motora, alinhar a postura e melhorar o funcionamento do sistema digestivo, respiratório e hormonal.

 

Todo Yoga tem efeito terapêutico quando praticado de forma correta. A minha experiência no campo da educação somática, yoga e terapia corporal me permite combinar três modalidades complementares uma a outra para que a sessão de Yoga Terapia seja eficaz para a necessidade de cada aluno. As três modalidades são: Técnica Alexander, Hatha Yoga e Terapia Manual. 

 

A Técnica Alexander com a prática de Yoga facilita no processo de obter um conhecimento íntimo do corpo e suas bioenergias. Assim como, no auxilio em reeducar os padrões corporais e mentais tendo o corpo como instrumento para acessar áreas do subconsciente. A Terapia Manual vem para dar aquela “mãozinha” caso o aluno esteja sentindo algum desconforto ou dor, ajudando no ganho de mobilidade e recuperação do aluno.

*É bom ressaltar que esta modalidade não substitui o tratamento com seu médico. Esta é uma modalidade complementar que tem como objetivo facilitar na reabilitação e prevenção de lesões.

" Foi através do alinhamento do corpo que descobri

o alinhamento da minha mente, ser e inteligência.

- B. K. S. Iyengar

O corpo e mente estão diretamente ligados, e que para estarmos saudáveis estes dois componentes precisam estar em equilíbrio. Desequilíbrios mentais podem causar ou exacerbar transtornos somáticos (corpo), gerando doenças psicossomáticas. O mesmo pode acontecer quando o corpo (soma) não esta saudável podendo agravar algum transtorno mental (psique), levando a distúrbios somatopsíquicos. Em contraste com os transtornos psicossomáticos, a lista de condições somáticas causadoras de transtornos mentais continua sendo estudada à medida que o conhecimento científico avança. Muitos transtornos mentais/ emocionais são reconhecidos como causadores de sintomas psiquiátricos. - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6955780/

*Caso você esteja em tratamento psiquiátrico e queira ter sessões de Yoga Terapia, é recomendado que consulte seu medico e que continue com o seu tratamento! 

Como é uma sessão de Yoga Terapia?

A sessão de Yoga Terapia começa com uma entrevista para saber qual o motivo da visita.

 

Após a entrevista o aluno-paciente passa por uma avaliação postural estática, dinâmica e funcional para identificar os possíveis desequilíbrios musculoesqueléticas existentes. Com os resultados coletados desta avaliação, um plano personalizado de aula será criado para as necessidades individuais do aluno. 

As aulas são voltadas para trazer consciência corporal, aumento de mobilidade, ganho de força, reabilitação, equilíbrio emocional, reeducação e alinhamento postural.


Alguns benefícios do Yoga Terapia:

 

  • Ajuda a desenvolve força;

  • Auxilia no tratamento de dores;

  • Estimula o melhor funcionamento do sistema digestivo, respiratório e hormonal.

  • Ganho de flexibilidade e balanço;

  • Reduz estresse;

  • Relaxamento corporal;

  • Melhora concentração.

Yoga Terapia Hatha Yoga

Aula em grupo de yoga terapia

Alexander Technique & Hatha Yoga Técnica Alexander