Integração Postural
Terapia Manual

Terapia Manual

 

A Terapia Manual tem como foco principal no tratamento de dores e disfunções músculo-esqueléticas visando o alinhamento do corpo através de um tratamento sistêmico dos músculos, tendões, ligamentos, e fáscia. A Terapia manual auxilia na consciência corporal, mobilidade, equilíbrio, bem-estar e auto-conhecimento.

Myotherapy

Mioterapia

Myotherapy é uma terapia manual que avalia, trata e reabilita disfunções musculares, dores e problemas associados. O termo Myotherapy foi originalmente usado para descrever a terapia de ponto-gatilho desenvolvida na década de 1970, sendo adaptado a pesquisa do Dr. Travell e Simons, que sugeria que a causa de muitos problemas de dor que surgiam no corpo era devido a pontos-gatilho miofasciais.

 

Nos últimos anos, a Myotherapy mudou para uma modalidade de tratamento mais médica e é considerada uma disciplina aliada a area da saúde, sendo praticada em muitos países do mundo e respeitada na indústria médica ocidental.

 

A Myotherapy incorpora muitas técnicas de massagem corretiva de tecidos moles e também técnicas de energia muscular, agulhamento seco e mobilização articular. Na Myotherapy também se usa alongamento, prescrição de exercícios, orientação e educação postural, terapia de calor e frio, e TENS.

 

O que acontece em uma sessão de Myotherapy?

 

1- Triagem Física Geral

 

Sua primeira consulta começa com uma discussão sobre seu histórico médico, medicamentos, saúde física atual, doenças e cirurgias anteriores e atividades de rotina. Também se leva em conta considerações psicológicas e ocupacionais para chegar proximo a raiz do problema. O objetivo básico da realização da triagem geral é verificar as contraindicações e avaliar as possíveis causas ou circunstâncias que podem ter levado à sua condição.

 

2- Análise Postural 

 

A análise ou avaliação postural do corpo ajuda o terapeuta a identificar quaisquer desequilíbrios posturais e padrões de tensão que possam ter predisposto à doença subjacente / disfunção músculo-esquelética.

 

3- Testes ortopédicos

 

Em alguns casos, testes ortopédicos são realizados para determinar quais estruturas no corpo do paciente estão contribuindo para a dor. Existem vários testes ortopédicos especiais utilizados para identificar diversas sindromes disfunções.

 

4- Propostas de tratamento

 

Dependendo dos resultados das triagens, será criado um plano de tratamento. O plano de tratamento pode incluir:

 

  • Tratamento manual, incluindo massagem;

  • Terapia de ponto-gatilho;

  • Alongamento e mobilização articular;

  • Agulhamento seco;

  • Ventosaterapia;

  • Exercícios corretivos e alongamentos para serem realizados em casa;

  • Cuidados domiciliares e conselhos sobre como gerenciar seu corpo e impedir que a condição se repita.

 

Myotherapy engloba muitas técnicas e modalidades da Terapia Manual, tais como:

 

  • Massagem sueca;

  • Deep Tissue;

  • Massagem Desportiva;

  • Drenagem Linfática Manual;

  • Análise e Integração Postural;

  • PNF, MET (e outras técnicas de alongamento ativo);

  • Técnicas Miofasciais, (ex. Liberação Miofascial);

  • Terapia de ponto-gatilho;

  • Ventosaterapia dinâmica;

  • Agulhamento seco;

  • Mobilização neurodinâmica;

  • Exercícios prescritivo e de reabilitação;

  • Mobilização articular e técnicas de tratamento da dor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: 

https://www.myotherapy.org.au/About/Myotherapy

https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/conditionsandtreatments/myotherap

https://melbournenaturaltherapies.com.au/services/myotherapy-melbourne/

*Myotherapy; Decidi deixar o termo em inglês para preservar os ensinamentos adquiridos na minha formação. Hoje no Brasil se encontra terapeutas altamente qualificados em mioterapia, porem o processo de formação e qualificações se diferem aos meus. Embora residindo no Brasil, continuo seguindo as normas Australianas e Brasileiras referente a conduta profissional.

Upper Back Massage
IMG_0807.HEIC
Agulhamento seco Dry needling
Anatomy-Trains-Myofascial-Meridians.png

Um pouco sobre o terapeuta

 

Iniciei minha carreira como terapeuta manual em 2015, quando ainda morava na cidade de Melbourne, Australia. Em 2016, recebi meu primeiro certificado em Diploma of Remedial Massage. Atuei como Registered Remedial Massage Therapist por 4 anos em uma clínica Chinesa especializada em tratamento de disfunções músculo-esqueléticas e medicina Chinesa. Iniciei meu estudo em Advanced Diploma of Myotherapy em 2017, graduando em 2019. 

Desde a minha formação em Mioterapia, venho me especializando e aperfeiçoando minhas habilidades em tratamentos de dores na cervical, lombar, hernias, sciatica, recuperação pós-treino e organização postural. Sigo me atualizando com professores renomados no campo na terapia manual como Tom Mayer, Brent Brookbush e John Gibbons.

sobre Pedro +

Remedial Massage & Myotherapy

 

O Diploma de Remedial Massage tem a duração de 12 meses em tempo integral e requer no minímo 200 horas de experiência prática em clínica. Antes de se inscrever no curso de Advanced Diploma of Myotherapy, é necessário ter a qualificação em Diploma of Remedial Massage ou equivalente. Diploma Avançado em Mioterapia tem a duração de 15 meses em tempo integral e também requer minímo de 200 horas de experiência prática em clínica.

 

Em muitos países, a massagem não é uma profissão regulamentada. Na Austrália, onde fiz minha formação, as Associações de Massagem e fundos de Saúde Privada consideraram necessário criar seus padrões profissionais e requisitos mínimos de treinamento. Nesse contexto, Massagem Remedial é um título dado a um Massoterapeuta que realizou uma certa quantidade de treinamento com uma certa qualidade em uma Organização de Treinamento Registrada (RTO - Registered Training Organisation) aprovada. Inclui treinamento em ética, padrões de prática, anatomia, fisiopatologia, habilidades práticas de massagem e horas de prática clínica do aluno. Após o treinamento, o terapeuta pode se inscrever em uma organização, que manterá seus dados em fundos privados de saúde, como Medibank e Bupa (maiores provedores de seguros de saúde privados da Australia). Essas associações e fundos também exigirão um certificado de primeiros socorros sênior atual e um certificado de moeda de um provedor de seguros.